308 801 562
Horário de funcionamento
24 horas
Chamada Local
TUI DE

O 'Main-hattan' alemão

Banco Central Europeu
Bolsa de Frankfurt
'Skyline’ de Frankfurt
Main Tower
Centro financeiro de Frankfurt

Hoger Ullman /T urismous Frankfurt + Kongress Hoger Ullman / Turismous Frankfurt + Kongress Hoger Ullman / Turismous Frankfurt + Kongress

Desde que o Banco Central Europeu se estabeleceu na zona financeira de Frankfurt, o 'skyline' da cidade não parou de somar arranha-céus, competindo com outros horizontes europeus, como Londres.
A silhueta de Frankfurt, recortada pelo céu, com os seus enormes edifícios brilhantes, fachadas de aço e vidro, chama particularmente a atenção quando se ilumina à noite. Graças a esta silhueta, é a primeira cidade alemã na lista das cidades mundiais com mais arranha-céus, lista encabeçada por Hong Kong. No horizonte desta cidade alemã, destaca-se acima de todos o Europlatum, com os seus 331 metros de altura, embora o edifício habitado mais alto seja o Commerzbank Tower, projetado pelo atelier de Norman Foster. Segue-se em terceiro lugar a Main Tower, com 200 metros de altura, 56 andares e umas vistas espetaculares do alto do seu terraço.

Devido à sua situação central no continente europeu, nas margens do rio Meno, Frankfurt foi sempre um nó das comunicações internacionais e uma plataforma comercial. A cidade tem o maior aeroporto da Alemanha e o nó de autoestradas mais denso do mundo. É sem dúvida uma pequena metrópole com menos de um milhão de habitantes, mas com um dos distritos financeiros mais importantes do mundo.

Por isso, não é por acaso que Frankfurt tem um 'skyline' tão espetacular. A cidade é a morada da sede do Banco Central Europeu desde 1999, tem a quarta Bolsa de Valores do mundo, no que respeita à movimentação de dinheiro, e acolhe as principais instituições financeiras alemãs. A zona onde se localizam estes edifícios pode ser percorrida em vários ‘tours’ a pé pela margem do rio Meno até às famosas esculturas dos “animais de estimação” da bolsa . Alguns edifícios podem ser visitados.

A Commerzbank Tower, por exemplo, oferece visitas guiadas gratuitas no último sábado de cada mês. A lista de espera está em quatro meses, pelo que tem de se reservar com tempo. Mais acessível é o terraço da Main Tower, aberto todos os dias do ano para que os visitantes possam contemplar as vistas mais impressionantes da cidade. Também o Banco Central Europeu realiza um passeio diário pelas instalações que guardam o euro.

Porém, para aprofundar aspetos mais técnicos, a visita indicada é o Museu Nacional de Arquitetura. Aqui, conservam-se as plantas e as maquetas dos projetos que foram configurando o horizonte de Frankfurt. Uma olhada à coleção deste museu permite ter uma ideia das alterações que a cidade tem sofrido desde o fim da Segunda Guerra Mundial, guerra que devastou a cidade.

O que nem todos sabem é que o setor comercial da cidade nasceu sobre um poço humanista e social. Por isso, não é de estranhar que no coração do distrito financeiro se encontre o berço da democracia e da constituição alemãs: a igreja de São Paulo, ou Paulskirche. Aqui, realizou-se, em meados do século XIX, a Assembleia Nacional dos delegados dos estados do país. Em 1848, foram aprovados nesta mesma igreja os direitos fundamentais do povo alemão.

Trata-se, pois, de um distrito de ontem e de hoje, onde se misturam ‘designs’ e estilos arquitetónicos, algo que só é possível numa metrópole como Frankfurt. Cidade, ao pé do rio Meno, Main em alemão, que já é conhecida como 'Mainhattan'. Uma designação que, para além do jogo de palavras, define na perfeição a identidade da cidade.

O primeiro arranha-céus “verde”

A sede do Commerzbank é o primeiro arranha-céus de escritórios ecológico do mundo, além de ser um dos edifícios mais altos da Europa. Este edifício foi projetado pelo atelier de arquitetura de Norman Foster, que quis aprofundar o conceito de torre de escritórios e dar à luz novas ideias sobre o seu aproveitamento. Apostaram, por exemplo, por sistemas de iluminação e ventilação sustentáveis: os escritórios têm luz natural e as janelas permitem controlar a iluminação e ventilação do ambiente. O resultado vê-se no facto do Commerzbank ter reduzido os seus níveis de consumo energético para metade em relação a um edifício convencional.

A quarta Bolsa do mundo

O majestoso edifício que preside à praça Börseplatz acolhe a Bolsa de Valores de Frankfurt, um importantíssimo mercado dedicado à negociação de ações e valores. É a bolsa mais importante da Alemanha, com um volume de transações de mais de cinco mil milhões de euros. Por esta razão, a bolsa de Frankfurt é a quarta mais importante do mundo. O melhor lugar para tirar uma boa fotografia, mesmo num lugar tão sério, é em frente ao edifício. Aqui, duas enormes esculturas simbolizam a flutuação da bolsa, com um touro a representar a subida e um urso a descida de valores.

Top 5 Hotéis

Alemanha, Hesse, Frankfurt am Main

Villa Kennedy

04 Agosto 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Alemanha, Hesse, Frankfurt am Main

Capri by Fraser, Frankfurt

04 Agosto 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Alemanha, Hesse, Frankfurt am Main

Jumeirah Frankfurt

02 Agosto 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Alemanha, Hesse, Neu-Isenburg

Kempinski Hotel Frankfurt Gravenbruch

30 Julho 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Alemanha, Hesse, Frankfurt am Main

Hessischer Hof

30 Julho 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço