308 801 562
Horário de funcionamento
24 horas
Chamada Local
TUI DE

A face caiada de Ibiza

Es Cubells
Santa Gertrudis de Fruitera
Santa Eularia des Riu
Campos de Ibiza
Sant Miquel de Balansat

Afastado dos seus três cartazes turísticos: praia, festa e ambiente 'hippie', a ilha conserva com esmero um conjunto de pequenas aldeias com muito encanto.
Um ancião guarda as alfaias agrícolas numa barraca. Não só não está de férias, como talvez nunca tenha ido a Platja d’en Bossa. Vive numa dessas localidades afastadas da costa e do bulício das macrodiscotecas. É a outra face de Ibiza, ou uma das muitas Ibizas existentes e que também vale a pena visitar. Para descobrir estas aldeias, precisa apenas de alugar um carro e deixar-se perder pelas estradas estreitas que ligam a costa ao interior da ilha.

Uma dessas aldeias é Sant Rafel de sa Creu. Apenas a oito quilómetros de Sant Antoni de Portmany, é uma aldeia pequena e modesta. Não guarda nada similar a Amnesia, a discoteca que se encontra nos arredores. O principal motor económico desta aldeia é a cerâmica e ter sido catalogada como Zona de interesse artesanal. A maior inspiração para os ceramistas é a cultura púnica, herança dos antigos habitantes cartagineses. Desde então, tem sido uma zona de passagem, pelo que está repleta de bares e restaurantes para provar pratos típicos, como o ‘guisat de peix’ ou um bom ‘sofrit pagès’. O miradouro da igreja oferece uma preciosa vista panorâmica de Eivissa e do Mediterrâneo.

Num ambiente mais cultural, encontra-se Sant Carles de Peralta. Entre as amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras realizam-se aqui, desde os anos 50, numerosos eventos culturais. Tudo começou com a chegada à aldeia de um grupo de intelectuais que estabeleceu aqui a sua residência. E se em Sant Rafael se come, aqui bebe-se. Em bares como Ca n’Anneta servem, entre exposições e concertos, o tradicional licor de ervas da ilha.
Comer uma sandes de presunto numa esplanada de Santa Gertrudis de Fruitera é quase tão comum como degustar comidas de vanguarda entre os seus restaurantes mediterrânicos, veganos e até asiáticos. A vida social é uma das melhores coisas desta aldeia, com uma igreja de 1797, onde existem lojas de antiquários e artesãos. Um pormenor que não lhe vai passar despercebido, nos arredores está situado o Hippy Market Las Dalias.
A norte da ilha encontra-se Sant Joan de Labritja, o município menos habitado de Ibiza. Dedicado quase exclusivamente à agricultura, é o ponto de partida para as excursões à torre de Balanzat, às grutras d’en Marçà e à jazida de Es Culleram. Foi aqui que se encontrou a peça arqueológica mais importante da história púnica da ilha: a deusa Tanit. A caminho da costa, encontra-se, além disso, algumas das angras mais conhecidas de Ibiza como a de Benirràs. Aqui, organiza-se o tocar de tambores ao pôr do sol.

Perto de Sant Joan de Labritja localizam-se outras aldeias quase virgens, como Sant Joan, Sant Miquel, Sant Vicent e Sant Llorenç. Perto desta última localidade, pode apreciar-se a arquitetura tradicional da ilha, na velha povoação de Balàfia. Composto por apenas cinco casas típicas e duas torres de defesa, com um grande valor arqueológico, a aldeia tem uma igreja do século XVI. A cruz desta igreja diferencia este templo dos restantes templos da ilha.

Todas estas aldeias de Ibiza surgiram a partir de uma concentração das típicas casas rurais brancas. Normalmente, contavam com uma igreja caiada e estavam rodeadas por largos campos de agricultura. Aldeias antigas de lavradores e pescadores que, apesar do ‘boom’ turístico da ilha, conseguiram sobreviver.

À beira do precipício

À beira de uma falésia de cortar a respiração, encontra-se Es Cubells. Esta é uma das aldeias mais pequenas da ilha, composta por pouco mais do que uma igreja – com destacados contrafortes laterais – e dois bares. O seu maior encanto reside nas vistas para o Mediterrâneo e no seu meio ambiente, com angras de pescadores e o Parque Natural de Cala d’Hort. De alguns dos miradouros do parque avista-se o ilhote Es Vedrá. Aqui viveu em retiro o religioso carmelita Francesc Palau, recordado pela escultura que está junto à igreja.

A aldeia que se adaptou aos tempos

Entre todas as aldeias de Ibiza existe uma que soube adaptar-se à proposta de luxo e diversão que impera na ilha. Trata-se de Santa Eulària des Riu. Aqui localizam-se importantes hotéis, como o Palladium Hotel Don Carlos, grande oferta de lazer à volta do seu porto e um notável passeio marítimo em harmonia com o centro urbano da zona. É o segundo maior município da ilha em número de habitantes, depois de Eivissa, e um dos mais turísticos. No entanto, mantém a essência de lugares como Puig de Missa, um complexo no cimo da colina formado por uma igreja fortificada, um cemitério e várias casas caiadas.

Top 5 Hotéis

Espanha, Ibiza, Sant Antoni de Portmany

Aparthotel Fleming 50

24 Novembro 2018, 3 noites, 2 Pessoas, Com cozinha
Espanha, Ibiza, Ibiza city

THB Los Molinos - Adults Only

24 Novembro 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Com cozinha
Espanha, Ibiza, Sant Josep de sa Talaia

Bon Sol Prestige

27 Novembro 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Com cozinha
Espanha, Ibiza, Ibiza city

Ocean Drive

26 Novembro 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço
Espanha, Ibiza, Ibiza city

Royal Plaza

29 Novembro 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento