308 801 562
Horário de funcionamento
24 horas
Chamada Local
TUI DE

Uma feira com muito ‘flower power’

Feira nos anos 70
Inícios da feira
Banca no Hippy Market Punta Arabí
Música ao vivo no Hippy Market Punta Arabí
Zona infantil no Hippy Market Punta Arabí

Já passaram mais de 40 anos desde que os hippies instalaram os seus primeiros postos de venda em frente ao Punta Arabí, mas a essência deste 'hippy market' continua mais viva do que nunca.
Ibiza identifica-se sobretudo com angras de águas azul-turquesa e noites intermináveis de festa. Mas o lazer da ilha é uma tríade na qual as feiras hippies têm a mesma importância. O Hippy Market Punta Arabí, que se realiza em Santa Eulària des Riu às quartas-feiras, destaca-se de todas as outras. Localizada desde o início, em 1973, junto ao hotel com o mesmo nome, esta é a maior e mais antiga feira da ilha. Apesar de já ter quatro décadas, esta feira continua a conservar a boémia dos primeiros hippies que aqui começaram a vender o seu artesanato.
Desde 2013, a organização da feira tem estado a cargo de Thomas Hofmann, um publicitário que deu à feira uma grande dose de marketing. Esta feira tem 500 postos de venda com uma estética muito parecida à dos antigos lenços no chão que faziam as vezes de banca. Um aspeto que nestes anos mudou muito foi a extensão da feira. Passou da ocupação de um espaço com um punhado de árvores a uma área com mais de 90 000 metros quadrados. Com esta ampliação, o Hippy Market Punta Arabí é mais prático e cómodo para os 10 000 visitantes que recebe em qualquer quarta-feira de agosto.

A feira abre às 10 da manhã. Todas as bancas vendem produtos feitos à mão. Alguns, inclusive, feitos ali mesmo, como os quadros vendidos pelos pintores locais. Tudo tal como nos anos 70, mas agora de forma mais profissional. Os artesãos estão certificados como produtores de Ibiza e os seus nomes estão associados já a um certo tipo de artesanato. Por exemplo, Silvia Turano às sandálias, Duli Ibiza à cerâmica, Patino Ibiza como especialista em couro e a empresa familiar Fluxà no licor de ervas tradicionais. Mas nem só de artesanato vive este mercado. Aqui, também é possível fazer uma massagem ou uma tatuagem de hena, bem como assistir, na zona infantil, a espetáculos de magia, teatro e dança.
A meio da manhã, a atividade para um pouco para se comer alguma coisa: cafés, chás e sumos de fruta no Bar Recepción, no Chiringuito La Chumbera ou no Bar Petit, acabam por abrir o apetite. Às 13:00 instalam-se as esplanadas dos restaurantes do mercado. El Grill é famosa pela sua ‘paella’, El Capricho pela cozinha italiana e El Hobbit pela norte-americana. Apesar de ser difícil escolher um tipo de cozinha, o restaurante Comedor oferece um ‘buffet’ completo onde há um pouco de tudo. Depois da 15:00, já só servem no ‘Carpa’, famoso pelos crepes salgados e doces, sanduíches e ‘snacks’

Neste momento, começa a música ao vivo. A partir das 14:00, o palco deste espaço acolhe grupos de reggae, flamenco e rock que reproduzem êxitos dos anos 70. É habitual ouvir a ‘cumbia’ e o ‘cambalache de la Flordhiguera’ ou os ritmos afro-mediterrânicos de Na Lengo. Às 16:00 terminam as atuações nesta zona, mas a música de fundo continua na La Chumbera ou no El Bosque, onde há mais bancas para visitar. A cereja no topo do bolo do dia será colocada por uma sobremesa na pastelaria e a compra da t-shirt oficial da feira. Pronto chegarão as 19:00, a hora de abandonar as instalações. Como acontece semanalmente, de abril a outubro, esta feira voltará a abrir portas na quarta-feira seguinte. Entretanto, continuam em ação os concursos que se promovem nas redes sociais da feira. Porque apesar da Hippy Market Punta Arabí continuar fiel à essência do passado, também se adaptou aos novos tempos.

Seguindo o rasto das feiras

A de Punta Arabí é a pioneira, mas existem outros 'hippy market' muitos conhecidos na ilha, como o de Las Dalias. Esta feira instala-se na estrada de San Carlos, a menos de dez quilómetros da feira de Punta Arabí. Abre aos sábados a partir das 10:00 e oferece centenas de postos de venda com roupa e acessórios. Tem um bar especializado em sumos de fruta e um carrossel para entreter as crianças. Além disso, aos domingos, segundas e terças-feiras de julho e agosto transforma-se num 'night market', onde se apresenta música ao vivo.

As origens do Hippy Market Punta Arabí

No anos 70 do século passado, a direção do hotel Punta Arabí decidiu contactar com os hippies, ‘peluts’, como eram conhecidos então, para que estes passassem a vender o seu original artesanato nas imediações do hotel. A intenção era captar clientes. Um casal norte-americano que fugia da Guerra do Vietname foram os primeiros a estabelecer-se aqui, atraindo outros compatriotas. A partir da década de 80, o mercado ganhou popularidade e começaram a chegar hippies de outras partes do mundo. Também de Espanha, movidos pela vida liberal de Ibiza.

Top 5 Hotéis

Espanha, Ibiza, Sant Antoni de Portmany

Sa Talaia

07 Outubro 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço
Espanha, Ibiza, Sant Antoni de Portmany

The Purple Hotel by Ibiza Feeling

04 Outubro 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Espanha, Ibiza, Sant Antoni de Portmany

Gran Sol

06 Outubro 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço
Espanha, Ibiza, Santa Eulalia del Río

Suite Hotel S'Argamassa Palace

07 Outubro 2018, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço
Espanha, Ibiza, Santa Eulalia del Río

Xarc Agroturisme

06 Outubro 2018, 4 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço