Serviço de Apoio (Seg-Sex) 09:00 -21:00
213 191 520

Serviço de Apoio (Sab)
213 191 520

Emergências no destino - 24h
308 811 306
TUI DE

As feiras, encontro imprescindível ao fim de semana

MadrEAT foodtruck Picsa
MadrEAT
Matadero Madrid Central de Diseño
Matadero Madrid
Mercado de Motores

Luis LuCheng/ VisualHunt.com

Juntar compras e gastronomia em lugares com encanto, é o plano perfeito para o fim de semana dos madrilenos. São muitos os que se dirigem aos cada vez mais frequentes eventos ‘pop up’.
As feiras não são um evento novo em Madrid. A mais representativa sempre foi a de El Rastro, uma feira tradicional que junta, todas as manhãs de domingo e feriados, vendedores de todo o género na Ribera de Curtidores e noutras ruas da parte antiga de Madrid. Popular e populosa, esta feira atrai visitantes de fora, bem como os que procuram antiguidades e produtos a bom preço. Também permanente e consolidada é a feira dos livros, tanto com novidades literárias como com livros em segunda mão, que se encontra ao lado do parque Botânico, na Cuesta de Moyano. E uma das mais esperadas do ano é a Feira de Natal que se instala na Plaza Mayor, com as suas apetecíveis ofertas de decoração natalícia.

Nos últimos anos, a estas feiras juntaram-se outras que surgiram através de iniciativas privadas, com periodicidade geralmente mensal. Reúnem pequenos 'designers' e artesãos, geralmente jovens, que apresentam os seus trabalhos, dotados de uma grande dose de criatividade, em locais onde também se pode comer ou beber uma cerveja. Além da originalidade, estas feiras costumam partilhar um espírito ecológico, de sustentabilidade e reciclagem dos produtos que consumimos, de acordo com o tempo atual. As instalações destas feiras são efémeras e apostam, para a sua difusão, no passa-a-palavra, através das redes sociais. Entretanto ultrapassaram já o simples caráter de feira ocasional e tornaram-se programas de lazer para toda a família ou para passar tempo com os amigos.

Seguindo o exemplo de Spitafields em Londres, uma das pioneiras é a Feira de Motores. Grande parte do seu encanto está na sua localização: o Museu do Ferrocarril (caminhos de ferro), numa antiga estação que guarda comboios e locomotivas de diferentes épocas. No interior do edifício poderá encontrar objetos únicos de 'designers' jovens, mas também bicicletas clássicas ou móveis ‘vintage’, enquanto que no exterior o que mais chama a atenção são os objetos em segunda mão, desde guitarras elétricas a brinquedos e louças. A feira dispõe, ainda, de oferta gastronómica ao ar livre, para degustar sentado à mesa ou numa espreguiçadeira ao sol, e os mais pequenos podem entrar num comboio em miniatura.

O espaço culturalmente mais inquieto e inovador de Madrid, Matadero, não podia permanecer alheio a estas iniciativas. As últimas tendências em 'design', da responsabilidade de mais de uma centena de artistas e criativos independentes, apresentam-se todos os meses tanto no interior, para cujo acesso se tem de pagar entrada, como no exterior. O objetivo da 'Central de Diseño' é popularizar o 'design' de qualidade e torná-lo acessível ao maior número de pessoas possível. Para transformar este objetivo numa alternativa de lazer, a exposição é complementada por um programa de 'workshops', concertos e uma oferta gastronómica de ‘food trucks’ numa das esplanadas exteriores.

Se a gastronomia costuma ser um complemento das feiras, na MadrEAT ela é a protagonista. Localizado nos jardins de Azca, uma praça arborizada no centro financeiro de Madrid, MadrEAT ocorre no terceiro fim de semana de cada mês e junta mais de 50 ‘food trucks’ e postos de venda de comida de todo o mundo. Ali encontra, para degustar com uma cerveja artesanal ou com um vermute, desde hambúrgueres a pizas argentinas, tortas vietnamitas, sushi, bao buns e tapas de autor, concebidas por chefes com estrela Michelin, restaurantes madrilenos e de outras partes de Espanha.

Lost&Found Market no Conde Duque

Organizado em Barcelona durante oito anos, em 2015 concretizou-se a primeira edição madrilena num dos pátios do Centro Cultural Conde Duque. Além dos habituais postos de venda de objetos de decoração, roupa e complementos ‘vintage’, livros e brinquedos em segunda mão, a música é um elemento importante da feira para animar as pessoas enquanto procuram tesouros de outras épocas. Também não faltam os ‘food trucks’, com variadas ofertas para comer e beber.

Feira de Produtores

A venda direta ao público de produtos de proximidade é a filosofia da Madrid Produtores, que se realiza no último fim de semana de cada mês, no exterior do Matadero Madrid. A feira pretende recuperar o produto cultivado, criado e processado nos arredores de Madrid. Deste modo, pode ali comprar frutas ou legumes ecológicos, pão, doces, enchidos, queijos, carnes, cervejas e vinhos, bem como degustar, no momento, pratos elaborados com esses mesmos produtos.

Top 5 Hotéis

Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Catalonia las Cortes

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Vincci The Mint

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

L&H Gran Via Selection

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Catalonia Puerta del Sol

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Catalonia Plaza Mayor

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento