Serviço de Apoio (Seg-Sex) 09:00 -21:00
213 191 520

Serviço de Apoio (Sab)
213 191 520

Emergências no destino - 24h
308 811 306
TUI DE

Era uma vez um bairro chamado TriBall

Microteatro por dinero em Madrid
Pormenor da Loja TriBall
Loja TriBall
Loja Pepa Loves Madrid

José Barea / Madrid Destino, Cultura, Turismo y Negocio

Numa localização central, atrás da Gran Vía, emerge o Triángulo de Ballesta (TriBall), um bairro que há apenas uma década atrás era considerado degradado e está hoje transformado numa zona ‘cool’ de Madrid.
Uns empenham-se em torná-lo numa espécie de Soho londrino, outros batizaram-no imitando as siglas do famoso TriBeCa nova-iorquino, mas todos reconhecem a natureza do bairro capaz de se reinventar a si mesmo, sem perder a sua personalidade e essência castiça.

Situado entre a agitação da Gran Vía, onde se instalam os franshising de marcas de moda, e a da rua Fuencarral, repleta de comércios alternativos, o chamado TriBall não é exatamente um bairro, mas antes uma zona delimitada pelas ruas da Gran Vía, Fuencarral e Corredera Baja de San Pablo, a um passo dos bairros de Malasaña e Chueca, que juntam uma grande oferta de locais de lazer, restauração e compras.

A zona do Triângulo de Ballesta está repleta de referências históricas, urbanísticas, arquitetónicas e literárias. Está pejada de edifícios de interesse histórico e cultural. Numerosos escritores, obras literárias e tradições estão relacionadas com as suas ruas. Apesar da sua localização central, com os anos a zona foi-se degradando social e arquitetonicamente. O resultado foi um abandono total que os moradores e comerciantes ainda lamentam. No entanto, graças à iniciativa de um grupo de empresários sonhadores, nos inícios deste século iniciou-se a remodelação social do bairro, embora a gentrificação também tenha os seus detratores, temerosos de que a revalorização imobiliária expulse os atuais moradores.

Esta zona pode considerar-se, atualmente, moderna e antiga ao mesmo tempo. Uma aparente contradição que se entende quando se passeia pelas ruas do bairro. No TriBall pode encontrar tabernas, restaurantes e lojas de sempre, ao lado de lojas de moda minimalistas, ‘gastrobares’, com conceitos atuais, ou espaços multifuncionais. Embora ainda haja muito para alterar, a zona concentra mais restaurantes criativos, lojas ‘vintage’ e espaços culturais do que outras zonas da cidade. Enfim, é um bairro cheio de ruas de contraste, onde encontra tanto espaços modernos como se depara com comércios antiquíssimos.

A oferta cultural, além das cada vez mais concorridas salas de ‘microteatro’, é representada pelo Teatro Lara, um clássico construído no século XIX que incorporou uma sala Off, e pelo Teatro Alfil, centro, há décadas, de uma programação alternativa. Também algumas lojas de moda vanguardistas organizam habitualmente exposições de arte urbana e eventos ‘pop up’. Assim, a oferta de lazer e gastronómica inclui espaços diversos, com um toque original e vanguardista.

É impossível definir a oferta culinária do bairro. Encontraremos desde casas com a comida de sempre, como a castiça Casa Perico, com boa matéria prima e trato familiar, até às propostas de comida macrobiótica. Também podemos escolher onde tomar o ‘brunch’ aos fins de semana, como no Maricastaña, ou em espaços com decoração muito cuidada, como no Bar Galleta. Na rua do Pez está o Lamucca, e muito perto, o La Pescadería. Há, ainda, sítios multifuncionais, como Kitchen Club, onde pode aprender a cozinhar, fazer um curso de prova de gin tonic ou organizar uma festa com amigos. E propostas gastronómicas de autor como La Tasquita de Enfrente, do chefe Juanjo López. Tudo isto faz de TriBall um lugar imprescindível para conhecer a nova Madrid.

Kikekeller, loja de dia, copos à noite

Uma das pioneiras da zona foi a loja e showroom KikeKeller, com propostas modernas para decorar espaços e exposições. Além disso, à noite, enquanto todas as lojas dormem tranquilamente, Kikekeller transforma-se num ‘speakeasy’ e enche-se de notívagos com vontade de passar um bem o tempo ouvindo música, tomando um copo e, de passagem, levar para casa os objetos decorativos que os rodeiam.

Os antigos Cinemas Luna, quilómetro zero de TriBall

A praça de María Soledad Torres Acosta, onde estavam localizados os cinemas Luna, é o centro natural de TriBall. Todavia, até 2014, esteve praticamente de costas voltadas para o renascimento do bairro. Hoje em dia, a reabilitação do edifício, convertido em ginásio com restaurante e esplanada, devolveu à praça a sua importância como centro nevrálgico do bairro 'cool' de Madrid.

Top 5 Hotéis

Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Catalonia las Cortes

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Vincci The Mint

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

L&H Gran Via Selection

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Catalonia Puerta del Sol

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Catalonia Plaza Mayor

18 Setembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento