Serviço de Apoio (Seg-Sex) 09:00 -21:00
213 191 520

Serviço de Apoio (Sab)
213 191 520

Emergências no destino - 24h
308 811 306
TUI DE

Oslo através do olhar de Munch

Ekebergparken
Crianças no Museu Munch
Damstredet
Túmulo de Edvard Munch
Entrada no Museu Munch

VisitOSLO / Icecube Media VisitOSLO / Munchmuseet VISITOSLO / Tord Baklund VISITOSLO / Tord Baklund VISITOSLO / Tord Baklund

Talvez o grito mais famoso do planeta seja aquele que o artista precursor do Expresionismo, Edvard Munch, pintou. Foi precisamente Oslo, a cidade que o inspirou.
Grünerløkka é o bairro onde Edvard Munch (1863-1944) viveu a sua infância. Apesar de não ser possível visitar os edifícios, as suas fachadas praticamente intactas ajudam os visitantes a imaginar como seria Oslo nos finais do século XIX. O pintor viveu com a família no número 48 da Thorvald Meyersgate. Na rua Fossveie morreu de turberculose a sua irmã Sofie, episódio traumático para o artista que logo se refletiria nos seus quadros. Mais tarde Munch modou-se para Olaf Ryesplass, 4, e, por fim, para a rua Schousplass, 1, onde se situa uma das melhores cafetarias da cidade, a Edvards Kaffebar.
Lugares inspiradores
“Não pinto o que vejo, mas o que vi”, dizia Munch, e assim foi. Em França, em 1893, pintou o seu quadro mais famoso, “O Grito”, inspirado nas vistas do fiorde de Oslo a partir da colina de Ekeberg. Hoje em dia os visitantes podem percorrer este lugar, passear pelo parque de esculturas do Ekeberparken ou imaginar, da esplanada do restaurante Ekebergrestauranten, como foi aquele entardecer que um dia o artista contemplou.
As ruas Telthusbakken e Damstredet, com as suas coloridas casas de madeira, devem ter impressionado muito o pintor, porque as pintou em vários dos eus quadros. Atualmente, caminhar por esta zona representa uma viagem ao passado dos quadros de Munch.
Apesar de ter vivido e estudado em outros lugares da Europa, como Paris ou Berlim, durante os últimos 28 anos da sua vida, o famoso pintor norueguês trabalhou no seu atelier de pintura de Ekely, a oeste de Oslo. A casa onde ele viveu foi demolida, mas o atelier é, hoje, uma fundação que se aluga para fazer exposições e atividade artísticas.

O legado artístivo de Munch
O Museu Munch tem a felicidade de guardar a coleção mais completa do mundo de desenhos, gravuras e pinturas do artista. Este museu possui também “A Madonna” e duas das quatro cópias feitas pelo pintor de “O Grito”. As duas obras foram roubadas em 2004 em plena luz do dia. Porém, ainda que danificados, os quadros foram recuperados dois anos mais tarde. A versão mais famosa de “O Grito” está na Galeria Nacional da Noruega e a quarta cópia pertence a um colecionador particular.
Além disso, noutros locais, como no Auditório da Universidaded e Oslo e no Centro Comercial Paleet, pode-se apreciar parte da extensa obra deste grande artista norueguês.

Café e tertúlia

O Engebret Café é o restaurante mais antigo de Oslo e, por isso, está cheio de história e histórias. Muitas delas estão relacionadas com artistas da craveira do escritor Henrik Ibsen (1828-1906), do Nobel da Literatura Bjørnstjerne Bjørnson (1832-1910) e, claro, com Munch. Não é difícil imaginar o ambiente que se respirava naqueles tempos na praça Bankplassen, com estes génios sentados na esplanada do restaurante.

O último grito

Em Vår Frelsers Gravlund, concretamente no cemitério de Æreslunden, rodeado por outros ilustres, descansa em paz o pintor que não quis ser recordado por “pintar mulheres a fazer croché e homens a ler”, mas antes por pintar “pessoas que respiram e sentem, que amam e sofrem”. Provavelmente, conseguiu.

Top 5 Hotéis

Noruega, Região Oslo, Oslo

Thon hotel Cecil

18 Julho 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço
Noruega, Região Oslo, Oslo

Hotel Christiania Teater

18 Julho 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço
Noruega, Região Oslo, Oslo

Grand Hotel I

18 Julho 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Noruega, Leste da Noruega, Rolfstangen

Scandic Fornebu

18 Julho 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço
Noruega, Região Oslo, Oslo

Thon Hotel Ullevaal Stadion

18 Julho 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço