Serviço de Apoio 09:00 - 22:00
308 801 562

Emergências no destino - 24h
308 811 306
TUI DE

As Cerejeiras anunciam a primavera

Nakameguro
Chirodigafuchi
Festivais da Cerejeira em Flor
Parque Asukayama

No Japão, de finais de março e durante os primeiros dias de abril, as flores de cerejeira anunciam a primavera e os parques do país enchem-se de festivais.
A origem dos famosos festivais da cerejeira em flor remonta ao ano 710, durante o período Nara. Os japoneses imitaram o gosto pela contemplação das flores da cultura chinesa. No início, a flor da ameixoeira era a preferida, mas a partir do período Heian, os japoneses começaram a ter predileção pela flor da cerejeira.

Visitar os diferentes lugares onde se produz esta explosão de cor é para os japoneses um ritual ansiado e repetido todas as primaveras. A ocasião é o momento escolhido para eles se reunirem e comerem com os amigos e familiares nos parques de Tóquio.

São muitos os lugares onde é possível contemplar este presente da natureza: o rio Meguro, o parque Asukayama, o parque Ueno, Chidorigafuchi…

Entre os muitos parques de Tóquio, vale a pena deter-se no parque Sumida, onde as cerejeiras florescem ao longo do rio Sumida. No século XVIII, o oitavo Sogún da dinastia Tokugawa mandou plantar cem cerejeiras naquele lugar. A partir desse momento, todos os anos os japoneses continuaram a plantar árvores nas margens do rio. Atualmente existem umas mil cerejeiras ao longo do rio Sumida. O percurso do rio, entre as pontes Sakura e Makura, foi declarado Património Cultural pelo distrito de Sumida. O Festival Bokutei Sakura Matsuri e o Festival das Flores no Sakura Tsutsumi são alguns dos Festivais que se realizam à naquele lugar.

O Festival das Cerejeiras de Nakameguro é um dos mais célebres de Tóquio e decorre no bairro com o mesmo nome. Está situado nas margens do rio Meguro-gawa, numa zona onde se pode usufruir de restaurantes e lojas de moda. As árvores cobrem, em jeito de pérgula, o percurso do rio, 3800 metros de flores que também se podem visitar à noite. Para isso tem de se dirigir aos lugares situados entre as pontes Horaibashi e Tenjinbashi.

O festival das cerejeiras de Chiyoda realiza-se nos fossos do Palácio Imperial. O rosa pálido, especialmente das cerejeiras yoshino, misturam-se com o colorido de outras árvores. Para navegar pelos fossos pode-se alugar um barco no cais Chirodigafuchi. Tem um encanto especial fazer o passeio no final do dia, quando a iluminação noturna reforça o contraste dos edifícios do Marunouchi e das flores das cerejeiras.

O antigo jardim da família imperial, atual Parque Shinjuku Gyoen, é uma imensa superfície repleta de árvores com milhares de cerejeiras de todas as espécies. Já no Rikugien, apenas uma árvore se converte na protagonista do festival da primavera. Uma grande cerejeira chorão, com uns quinze metros de altura e vinte de largura, cheia de flores domina o parque. A sua iluminação noturna marca o começo da primavera.

Piquenique debaixo das cerejeiras

No início da primavera é frequente ver grupos de familiares ou de amigos a fazer piqueniques entre as cerejeiras. Também é comum os colegas de trabalho sentarem-se debaixo de uma cerejeira no centro da cidade. Este costume começou no século VIII. O florir da cerejeira coincidia com a época da plantação do arroz e nessa altura faziam oferendas debaixo das cerejeiras. Posteriormente a festa começou a acompanhar-se com pratos como o sakura mochi, massa de feijão vermelho envoltas em arroz triturado e coberto com uma folha de cerejeira.

As cerejeiras em flor vistas da água

Apreciar as cerejeiras da água, ao por do sol, é uma atividade quase obrigatória para o turista. Os ferrys Yakatabune navegam pelo rio Sumida proporcionando vistas da torre de Tóquio, do Skytree e das cerejeiras do Bokutel. Os barcos Yakatabune fazem o percurso pelo rio Yokogawa, entre a ilha Etchujima e Monzennagacho. Aqui, as cerejeiras preenchem as margens, quase invadindo o rio. Para o pôr do sol, é conveniente não perder o Cruzeiro Noturno Cerejeiras, que começa e termina na ponte Azumbashi.

Top 5 Hotéis

Japão, Tóquio, Tóquio

Hotel Wing International Select Asakusa Komagata

28 Maio 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Japão, Tóquio, Tóquio

Keio Plaza Hotel Tokyo

28 Maio 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Japão, Tóquio, Tóquio

Hundredstay Tokyo Shinjuku

28 Maio 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Pequeno-almoço
Japão, Tóquio, Tóquio

Gracery Shinjuku

28 Maio 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento
Japão, Tóquio, Tóquio

The Strings By Intercontinental Tokyo

28 Maio 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Só Alojamento